terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ESTES MARAVILHOSOS ARTISTAS...

...que permitem nosso espírito conhecer mundos extraordinários de beleza,
de conhecimentos, 
de sensibilidade. 



              Meu gosto é muito simples. Gosto do melhor de tudo. 

BELISSIMO

      
RAFAEL
                       

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

BERNINI



                                          O ÊXTASE DE SANTA TERESA ( BERNINI)

UMA DAS MAIORES REALIZAÇÕES DE TODA ARTE BARROCA, IGREJA DE SANTA MARIA DELLA VITTORIA, ROMA, EXPRESSANDO UMA EXPERIÊNCIA MÍSTICA, A TRANSVERBERAÇÃO, UM PONTO DE CONTATO ENTRE A TERRA E O CÉU, ENTRE A MATÉRIA E O ESPÍRITO.
A BELEZA DA OBRA É UM MISTO DE PAIXÃO ARDENTE,QUASE ORGÁSTICA.


                                                     O RAPTO DE PROSERPINA
                                                      PERFEIÇÃO NO MÁRMORE

O mito de Deméter e Perséfone

Deméter, na mitologia grega, era o nome da deusa que cuidava da terra fértil, do plantio e da colheita, juntamente com sua filha, Perséfone.

Diz o mito que, um dia, Hades, o deus do mundo inferior, se apaixonou por Perséfone e a raptou. Deméter, desesperada, saiu do Olimpo em busca de sua filha e, durante nove dias e nove noites, vagou em vão. Hélio, o deus sol, vendo a angústia de Deméter, contou-lhe que Perséfone havia sido levada por Hades.

Durante o tempo em que Perséfone estava no mundo inferior, Hades lhe deu uma romã para que ela comesse. Quando Deméter chegou para resgatar a filha, soube que não conseguiria, pois uma vez que ela havia se alimentado no reino de Hades, não poderia deixá-lo.

Muito entristecida pela falta de Perséfone, Deméter não voltou ao Olimpo e a população começou a sofrer com a escassez de alimentos, pois a deusa não estava mais exercendo sua função de promover a fertilidade da terra. Zeus, sabendo o que ocorria, chamou Hermes, o deus mensageiro, para que ele fosse até Hades e o convencesse a devolver Perséfone.

Sob a ameaça de Zeus, Hades consentiu que a filha de Deméter voltasse para a mãe, desde que passasse um terço do ano com ele, no mundo inferior. Este período do ano corresponde ao inverno, pois Perséfone está com Hades, e Deméter, sentindo sua falta, não consegue ajudar no plantio e na colheita, como nos outros períodos do ano.

Esta é uma versão do mito, assim como a explicação para o surgimento das estações do ano é uma forma de interpretá-lo.

A arte interpreta o mito

A mitologia grega foi tema recorrente em alguns períodos da história da arte, como no Renascimento, no Barroco e no Neoclassicismo, por exemplo.

domingo, 12 de dezembro de 2010

CAFÉ



CAFÉ...
             para começar bem o dia, café é preciso ...
             nas tardes frias ...
             durante o papo com os amigos ...
             nas horas de tédio ...
             nas horas de riso ...
             para lembrar de tempos idos ...
             para fazer novos planos ...

VINTAGE POSTERS



















Maravilhosos!!! retratam tempos românticos, charmosos, promessas de aventuras e momentos felizes!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

QUIRIRI

                                          CORES DA TERRA          

Paisagem extraordinária, divisa entre Santa Catarina e Paraná, Campos do Quiriri.

Fica a uma altitude média de 1.200 metros do nível do mar; a serra é pontilhada por 30 cumes, cuja altura varia entre 1.300 a 1.580 metros. Dessas elevações é possível enxergar o mar e as cidades litorâneas como Joinville, Garuva, São Francisco do Sul, Piçarras e a Baía da Babitonga.
Quiriri significa “Silêncio Noturno”na língua tupi guarani. Contam os antigos que ali era morada de índios e bugres, e os carroceiros que ali passavam sentido Curitiba escondiam seu ouro nas grutas da região para não serem assaltados pelos índios. Muitos são os garimpeiros que escavam a montanha à procura do ouro, porém nenhuma descoberta aconteceu.

O trajeto mais curto é através de São Miguel, às margens da Rodovia SC-301, perto do posto da Polícia Rodoviária Estadual. São 55 quilômetros de estrada de chão, com traçado sinuoso, em terreno acidentado. Deve-se utilizar veículo com tração nas quatro rodas para superar com segurança a subida íngreme.

VASO





   Sim, relíquia de família...lembro dos buquês com flores de quintal: rosinhas, papoulas, ervilhas-de-cheiro, esporinhas...

WAFFLES

    Minha avó (oma Sophia) usava esta peça pesadíssima de ferro para fabricar waffles, que depois comíamos com geléia e nata.Que gostosura!
Agora é mais fácil com os novos apetrechos da modernidade.O pessoal antigo realmente tinha força!







Aquelas amorinhas são excelentes para fazer geléia.
 E um café moído e torrado na hora!

COLHEITAS




Que bom é colher!

MISTUREBA

 ADORO!!!esta mistureba...

CORES



Fabulosas cores!

FLORES


  Beleza das flores nos jardins e nos meus quadros....